Header Ads

Abertura do 1º Congresso Brasil 2030 ressalta necessidade de maior envolvimento da sociedade na política


Isabella Macedo / Congresso em Foco
Da esquerda para a direita: Tom Bastos, Vinícius Souza, Alexandre Guerra e Anjuli Tostes

Em debate preliminar para abrir o 1º Congresso Brasil 2030, a primeira mesa do evento em curso na Universidade de Brasília (UnB) discutiu a inserção da população na política. Vinícius Souza, do Café com Política e colunista do Congresso em Foco, foi o mediador da mesa de abertura, da qual participam Tom Barros, Alexandre Guerra e Anjuli Tostes. Eles ressaltaram a importância do interesse e da participação da população nas discussões sobre política e quais os rumos do Brasil.

“A vida social do país a partir de 2018 precisa da participação de vocês”, afirmou Tom.


Filiado ao Novo, Alexandre afirmou que o atual sistema partidário “dificulta acesso de novas pessoas à vida pública”. Seu partido, criado em 2015, afirma que não usará o fundo partidário, recentemente ampliado na reforma política aprovado este ano. O “fundão”, apesar de ter sido reduzido em relação à proposta inicial, deve contar com R$ 1,7 bilhão para as eleições de 2018.

Anjuli também lembrou que o interesse e a inserção da sociedade na política também depende da educação básica e que não é não é do interesse daqueles que já estão no poder empoderar o povo para compreender a política e a democracia no país.

“Democracia que temos está longe da que queremos”, afirmou Anjuli, ressaltando que também é preciso haver mais transparência.




Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.